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Os ativos digitais do seu negócio são propriedade sua?

Neste artigo, identificamos um erro bastante comum nas empresas portuguesas, sejam elas empresas que faturem 1 milhão ou 100 mil euros em um ano. Acredite, já vimos este exemplo em ambos os casos.

Parece algo surreal, mas a verdade é que existe. Este exemplo talvez não se encaixe tanto em mercados mais evoluídos que o português, como o Brasil ou os Estados Unidos.

PROBLEMA

Este erro que abordo neste artigo é o facto de muitas empresas terem os seus ativos digitais fora da sua posse. A que me refiro quando falo em ativos digitais? Ora, os mais conhecidos que servem de exemplo são as páginas de Facebook e as contas de Google Analytics, mas se formos mais a fundo na questão, na gíria digital, são os píxeis do facebook e as contas de anúncios.

Os empresários, por vezes, parecem não ter noção de que colocam anos e milhares de euros de investimento e aprendizagem, em cima da mesa, em anúncios. Tudo isto à mercê da vontade e seriedade de um terceiro.

Vamos dar o exemplo do Facebook (universo Meta).

O Meta organiza os ativos digitais na seguinte hierarquia:

É possível entender que todas as páginas de Facebook, contas de Instagram profissionais, contas de anúncios, entre outros ativos, estão ligados a um gestor de negócios. O acesso a uma página concedido através do facebook não é suficiente para ser proprietário dessa página, pois quem tem acesso de administrador ao gestor de negócio (e é proprietário do mesmo) é que será o verdadeiro dono desse ativo digital (página do facebook como exemplo).

DESAFIO

Quando é habitual este erro acontecer? Quando as empresas concedem a criação dos seus ativos digitais às agências e freelancers com os quais colaboram, onde estes, muitas vezes, criam as páginas dentro do gestor de negócios das mesmas. Outro exemplo, é quando um funcionário da empresa fica responsável pela criação e gestão dos ativos digitais, ficando como proprietário e administrador do gestor de negócios e de todos os ativos digitais associados ao mesmo.

Contas de anúncios e píxeis que concentram históricos e dados, muitas vezes proveniente de investimentos em publicidade online, são deitados fora. Dinheiro, tempo e aprendizagem atirados ao lixo.

Se é possível comunicar com o suporte e tratar da situação? Muito provavelmente sim, mas se for possível evitar despender tempo nesse processo melhor, correto? Principalmente se tivermos alguém do outro lado que complique todo este processo.

SOLUÇÃO

Por isso, verifique se é proprietário de todos os ativos digitais do seu negócio. No caso de ser no universo Meta (onde tem o Facebook, Instagram e WhatsApp) siga estes passos:

  1. Aceder ao link: business.facebook.com/settings e fazer login;
  2. Verificar se algum dos gestores de negócio que lhe aparece corresponde ao da(s) sua(s) empresa(s) e selecionar;
  3. Do lado esquerdo ir à secção “utilizadores”;
  4. Por fim, rever quem tem acesso de proprietário e de administrador.

Se precisar de ajuda nessa verificação pode entrar em contacto com a weTURN.ON!

Boas vendas 🚀

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