Sabe porque é que deve investir em anúncios nas redes sociais?
INVESTIR, a palavra-chave. Disponibilizar dinheiro para anúncios nunca é um gasto, é um investimento. O crescimento pago alavanca o crescimento orgânico. É uma forma segmentada e mais rápida de atingir resultados num espaço temporal, com determinado valor. Os anúncios nas redes sociais podem ter variadíssimos objetivos, dependendo do se que pretende atingir com o anúncio específico.
Antes da realização de um anúncio, é crucial definir o segmento de público, os criativos, a mensagem que se pretende transmitir e a página de destino do anúncio. Para isto, pretende-se perceber qual é o objetivo do anúncio e o que é que se tenciona alcançar. O objetivo acaba por ser a ação que desejamos que o internauta tome, após ser atraído por ele, numa determinada janela temporal.
Não esquecer! Quando um internauta é impactado com um anúncio, ele não está disposto a receber aquele anúncio. É quase como se o conteúdo entrasse pela casa dele sem ter sido convidado. Por esta razão, é importantíssimo que o conteúdo chame tanto a atenção que o internauta não o consiga ignorar. E como é que se faz tal proeza? Antes de mais, através de um conhecimento aprofundado do público e das necessidades do mesmo. Posteriormente, por meio das cores, do lettering e da mensagem a ser transmitida.
Os anúncios realizados nas redes sociais podem estar inseridos em três objetivos vastos, nomeadamente:
▪️ Divulgação: Gerar interesse no produto ou serviço. Aumentar a divulgação da marca trata-se de fazer entender às pessoas o que é que proporciona valor ao negócio.
▪️ Consideração: Fazer com que as pessoas pensem no negócio e procurem informações sobre ele.
▪️ Conversão: Incentivar as pessoas com interesse no negócio a comprar ou a utilizar o produto ou serviço.
Dentro dos três grandes objetivos gerais, existem objetivos específicos que pode atribuir ao anúncio que está a elaborar.
Divulgação
▪️ Divulgação da marca: Aumentar o número de pessoas que conhecem a marca, produto ou serviço.
▪️ Alcance: Mostrar o anúncio ao maior número de pessoas possível inserido no público-alvo previamente definido.
Consideração
▪️ Tráfego- Direcionar as pessoas de uma rede social para outro destino. Esse destino pode ser o website, um artigo no blog, uma app, chamada, entre outros.
▪️ Interação- Alcançar pessoas com maior probabilidade de interagir com a publicação.
▪️ Instalação da app- Direcionar as pessoas para a loja na qual podem descarregar uma app.
▪️ Visualizações do vídeo- Partilhar vídeos com pessoas na rede social com maior probabilidade de os visualizarem.
▪️ Gerar leads- Recolher leads (possíveis clientes) para o negócio. O anúncio pretende recolher informações do público-alvo.
▪️ Mensagens- Entrar em contacto com pessoas no Messenger, Instagram Direct e WhatsApp. Este objetivo específico pretende incentivar o interesse no produto, serviço ou marca.
Conversão
▪️ Conversões- Incentivar as pessoas a efetuar uma ação específica no website (adicionar itens a um carrinho, descarregar a app, registo no website, contactar o teu negócio ou fazer uma compra).
▪️ Vendas de catálogo- Mostrar produtos do catálogo da loja de comércio eletrónico de forma a gerar vendas.
▪️ Tráfego de loja- Promover as localizações do estabelecimento com localização física.
Já viu as possibilidades? Ainda não está convencido? Bem… então finalizamos com uma nota: o investimento em divulgação no mundo digital, em geral, pode ser menor do que o investimento em publicidade tradicional e vem acompanhado de resultados focados no público-alvo do seu negócio, dado que este é segmentado. Um exemplo muito claro e fácil de perceber, quando uma empresa coloca um outdoor num local estratégico, ela está a comunicar para toda a gente que passa por aquele local. Algumas dessas pessoas são parte integrante do público-alvo, outras não. Ao invés do que acontece com um anúncio, o valor investido nele vai servir apenas para apresentar o anúncio a possíveis clientes, através de uma segmentação enquadrada com o objetivo.